Especializado e certificado pela sociedade europeia de oftalmologia veterinária, pelo Royal College Veterinary Surgeons, em Londres, pioneiro em oftalmologia veterinária em Portugal e fundador do Instituto de Oftalmologia Veterinária em Lisboa.
O Dr. Rui Oliveira foi licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa em 2000. Obteve o diploma de pós-Graduação em Oftalmologia Veterinária da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e de pós-graduação em Cirurgia Curso Avançado Ocular pela Escola Europeia de Estudos Avançados (ESAVS) em Toulouse (França) bem como vários cursos em Portugal e no estrangeiro de microcirurgia ocular e cirurgia de catarata por facoemulsificação.

Para além de trabalhar em Portugal e Espanha, trabalha atualmente no Reino Unido, como especialista em oftalmologia, no hospital de referência do Pride Veterinary Center e em clínicas veterinárias em Singapura, China, Malásia e Dubai.
É colaborador da Universidade Lusófona de Lisboa e Évora e responsável pelo programa académico de oftalmologia veterinária destas universidades.
Também colabora como oftalmologista veterinário no Jardim Zoológico de Lisboa, no Oceanário de Lisboa, no Zoomarine do Algarve, no Centro de Recuperação de Animais Silvestres em Monsanto (Lisboa) e no Grupo Lobo na Malveira.